terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Com voto de Saguas, PT abre processo para expulsar Serys

O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso se prepara para jogar 20 anos de sua história no Estado na lata do lixo. Com o voto do seu atual presidente, deputado federal Saguas Moraes, a Executiva Regional decidiu acatar o pedido de expulsão da ex-senadora Serys Slhessarenko, formulada em  representação assinada por militantes ligados ao ex-deputado Carlos Abicalil. Com isso, o caso será encaminhado a Comissão de Ética, onde o grupo majoritário também tem maioria.

A pedido de expulsão de Serys representa uma ruptura de 20 anos de história do PT. A ex-senadora foi a primeira deputada estadual do partido no Estado e enfrentou inúmeros embates eleitorais. Entre os quais, foi candidata a prefeita de Cuiabá e também ao Governo do Estado. É classificada como uma das políticas que atuam com maior seriedade. Antes da reunião da Executiva, havia uma expectativa de que a decisão pudesse ser pelo arquivamento do pedido – o que poderia indicar a possibilidade de retomada de diálogo entre os dois grupos do PT. A instauração da Comissão de Ética, porém, indica que os dois grupos deverão continuar a se degladiarem.
Foram 8 votos a favor da instauração da Comissão de Ética para Serys e seu grupo contra 5 votos contra. Dois membros da Executiva Regional ligados ao grupo de Saguas e Abicalil se ausentaram. O grupo de Serys, por sua vez, acabou perdendo um voto, de Edilson Nery, que preferiu se abster na votação. 

A representação contra Serys foi assinada pelo sindicalista Júlio Viana, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado, e Maria Luiza Zaniratto, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. A justificativa é de que durante a campanha eleitoral, os três não pediram votos para o candidato ao Senado, Carlos Abicalil em represália a atitude do próprio parlamentar de encaminhar o desejo de disputar o Senado. Ele anexou material publicitário em que tenta provar a “infidelidade” do grupo liderado pela ex-senadora.
 
Os petistas ligados ao chamado campo majoritário em Mato Grosso culpam Serys pela flagorosa derrota de Abicalil nas urnas. Desde o resultado final articulam o processo de expulsão. Porém, estratégicos, só levaram a proposta a efeito com o fim do mandato dela no Senado. Em seu ultimo ato, Serys foi a relatora do Orçamento Geral da União para 2011. 
Serys não comentou ainda a decisão do PT. Ela passou o dia entre o Rio de Janeiro e Brasília atuando na organização da Conferência Internacional Rio+20. Ela recepcionou o presidente da Globe International, Sir Lord Deben. A Globe é a organização mundial que congrega parlamentares que atuam na defesa do meio ambiente. A Rio+20 é a continuação da Eco-92. Pela manhã, ela esteve com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a tarde, em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci.
Além de Serys, foram encaminhados para Comissão de Ética a ex-deputada Vera Araújo, o vereador Lúdio Cabral, e a professora Eroisa de Mello. Os pedidos de expulsão de Juscimaria Ribeiro, que foi candidata a deputada estadual, e do ex-vereador Juca Lemos, foram recusadas porque os dois não integram o Diretório Regional. O pedido foi desmembrado e os dois casos serão encaminhados aos respectivos diretórios municipais, de Cuiabá e de Rondonópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.