terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo tira patrulhas dos consórcios e assume gestão de rodovias

Os sucessivos escândalos por causa do desvio de finalidade levaram o Governo de Mato Grosso a uma medida política dura: retirar as máquinas do controle dos chamados consórcios rodoviários, implantados no Governo Maggi. A partir  de agora, as patrulhas passam a ser gerenciadas pelo próprio Estado, por intermédio da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana. Atualmente, em meio ao lamaçal em muitas estradas, as patrulhas estão recolhidas em pátio da Polícia Militar.
O equipamento é o mesmo que até dezembro de 2010 era disponibilizado para os consórcios municipais que geriam sua utilização.  Porém, as queixas contra o uso do maquinário do Estado foram muitas. A maioria relacionada a utilização para atender casos particulares, como recuperação de estradas em propriedades rurais e até mesmo abertura de açudes, entre outros. Agora, com essa medida,k o Estado pretende minimizar e até acabar com os atoleiros vividos nas estradas de Mato Grosso no período das chuvas.
Desde janeiro os equipamentos estão estacionados em Batalhões de Polícia em diversos municípios do Estado no aguardo da realização dos pregões eletrônicos para a contratação de mão de obra e serviços. No caso das patrulhas móveis a Setpu ficará responsável pelo abastecimento e manutenção dos equipamentos e por meio de licitação contratará mão de obra, como motoristas, mecânicos e equipe do pátio de apoio.
As patrulhas fixas serão disponibilizadas permanentemente em seis trechos. Na MT-206, trecho Colniza a divisa com Rondônia; na MT-208, de Alta Floresta ao rio Juruena; na MT-322, entre Matupá e o rio Xingu; na MT-220, no trecho que vai de Novo Paraná a divisa do município de Sinop; na MT-130, de Paranatinga ao rio Ronuro e na MT-100, de Alta Araguaia ao Pontal do Araguaia.
A licitação para as patrulhas fixas será realizada em moldes diferentes das móveis. Nessa situação a Setpu contratará empresa que execute as recuperações e que irá receber por tarefa executada. De acordo com o superintendente de Manutenção e Operação de Rodovias da Setpu, o engenheiro civil Hugo Müller, “o valor do aluguel do maquinário será abatido nesses contratos, porque elas utilizarão o nosso maquinário”.
As patrulhas rodoviárias retornam às atividades, segundo o Governo,  entre os meses de março e abril. Serão 19 patrulhas móveis e seis fixas para cobrir cerca de 80% da malha rodoviária não pavimentada do Estado. Cada patrulha é composta de cinco caminhões basculante, duas motoniveladoras, uma escavadeira, um caminhão melosa e um caminhão de apoio para a recuperação das estradas de chão.

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