sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Juína - Abaixo assinado cobra melhorias no acesso ao IFMT; Documento será lido na Câmara

Um abaixo-assinado foi elaborado por usuários da estrada vicinal com a intenção de mobilizar as autoridades locais para a manutenção da estrada, a qual se encontra em péssimas condições. A estrada vicinal tem início na rodovia estadual e culmina no Campus Juína. A referida via pública tem apresentado fluxo de trânsito de médio a intenso e a má conservação tem prejudicado significativamente a população. 

Os usuários da estrada vicinal solicitam a manutenção, iluminação e asfaltamento da referida via pública. A população tem sofrido com o descaso e falta de respeito com que vem sendo tratada, uma vez que há, no trajeto, infindáveis pontos que comprometem o direito de ir e vir dos cidadãos, pagadores de impostos, que necessitam se deslocar nesse percurso com o objetivo de estudar, trabalhar ou residir.

 A estrada possui buracos, ondulações, pedaços de madeira derrubados constantemente por caminhões com carga irregular, atoleiros e poças d'água que impedem ou dificultam o fluxo de trânsito, obrigando os motoristas a dirigirem perigosamente em zig-zag e na contra-mão, gerando stress aos que dela necessitam, com possibilidade de acidentes e mortes, sem considerar os gastos financeiros com manutenção dos veículos que por ali passam. 

A solução do problema facilitará o acesso e a permanência de 455 educandos e cerca de 70 servidores do IFMT – Campus Juína. É importante salientar que o Instituto Federal tem contribuído efetivamente com o município, gerando renda por meio de impostos pagos, e consequentemente, da movimentação da economia local, uma vez que sua folha de pagamento gira em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) que circulam no comércio varejista de Juína mensalmente. 

Contribui, ainda com a disponibilização de cursos de Extensão, tais como: Canto Coral e Libras; oferta Capacitação Profissional Técnica e de Graduação voltadas à comunidade regional; Pós-graduação para 64 (sessenta e quatro) professores das redes municipal, estadual e federal de ensino; bolsas de iniciação científica para 54 jovens; vagas para estagiários de faculdades e escolas públicas do município; oportunizando, deste modo, desenvolvimento intelectual, profissional e social da região noroeste de Mato Grosso. 

O documento será encaminhado hoje, SEXTA, à Câmara de Vereadores e conta com 333 (Trezentas e trinta e três) assinaturas, e o intuito é que ele seja lido na ORDEM DO DIA, em Sessão de 28 de fevereiro de 2011.

(Professora Maria Ester Godoy Pereira Maekawa e Letícia Meira do Carmo Freire - Assistente Social) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.