sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DNPM anuncia nesta sexta novas jazidas de ouro em Mato Grosso; Vereador de Juína está no evento

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Nery, anunciará hoje (25/02), em Cuiabá, a descoberta de novas jazidas de ouro em Mato Grosso. Nery participa da posse da Diretoria da Associação de Geólogos do Mato Grosso (Agemat), em evento com a presença do governador Silval Barbosa.  Mato Grosso passou de 11º lugar no ranking de pedidos de requerimentos minerais para o 4º lugar.

O vereador juinense Robson Amorim Machado (PMDB), que também é presidente da Cooperativa dos Produtores de Diamantes de Juína e região (Cooprodil), está presente no evento.

Após o anúncio, haverá debates sobre os novos projetos de mineração em Mato Grosso. Geólogos de todo o Estado devem participar do evento. Nery irá ministrar uma palestra sobre a política mineral do governo federal, tendências e perspectivas do setor. Também serão discutidos assuntos como o projeto de Zinco de Aripuanã e o de Ferro e Manganês da região de Juína e Juara.

Em 2003, o Estado produzia apenas 173 quilos de ouro. Esse número aumentou para 5.290 quilos em 2009. Mato Grosso também comemora o aumento de produção de diamante e ouro. Em 2003 era produzido apenas 12.501 quilates de diamante por ano. Esse número saltou para 36.998 quilates em 2008. Assim como o ouro e o diamante, também houve aumento de produção de outros produtos utilizados na construção civil.A produção de argila em 2003 era de 111.154 toneladas por ano. Já em 2008 passou a ser de 215.200 toneladas por ano.

JNMT, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.