sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MT fomento disponibiliza linha de crédito para artesanato e lapidação mineral


De acordo com a demanda, novas linhas estão sendo implantadas pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento). Desta vez, a operacionalização da Linha de Crédito denominada MTF - Artesanato e Lapidação Mineral vai contemplar o artesanato mineral e lapidação de pedras coradas. O objetivo é a geração de postos de trabalhos, inserindo Mato Grosso nas estatísticas brasileiras nos segmentos de Pedras e Jóias. A Resolução 003/2011 estabelecendo as diretrizes do financiamento foi assinada no dia 20 de janeiro. 
A MTF – Artesanato e Lapidação Mineral beneficiará pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam atividades no Estado, para aquisição de máquinas e equipamentos novos e usados, além de investimentos para melhoria de instalações (construção, reformas e ampliações) e capital de giro. 

O prazo de pagamento (devolução do dinheiro), carência e juros foi estudado com bases nas reivindicações do segmento mineral, respeitando as diretrizes do Banco Central. Algumas das necessidades foram apontadas à equipe da MT Fomento durante uma palestra (15.12.2010) aos formandos da primeira turma do Curso de Lapidação oferecido pela Metamat (Companhia Mato-grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso), em Cuiabá. A Metamat contribuiu com as informações e tornou-se parceira na criação da Linha de Crédito. 

Nesse caso, ficou estabelecido o prazo de pagamento do financiamento de até 60 meses com carência de até 18 meses e juros de 1,8% ao mês. 

CONDIÇÕES PARA LIBERAÇÃO
Para pleitear os recursos, independente do valor, a MT Fomento considera três pontos para determinar o limite: a capacidade de pagamento, a garantia e se o projeto é viável. 

Quanto a questão da viabilidade (do projeto), o presidente da MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira esclarece que ao fazer o cadastro e apresentar a ideia do negócio, uma equipe técnica da Agência pode tirar dúvidas sobre a perspectiva de mercado. 

A expectativa é de que o mercado de jóias, bijuterias e pedras conquiste o mercado e se fortaleça. Segundo Arcleidy, para que isso aconteça é preciso criar uma cadeia produtiva e a Linha de Crédito vai contribuir fomentando a expansão de novos negócios. 

24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.