quarta-feira, 13 de julho de 2011

Juruena - Seminário de Educação Ambiental começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (15) o I Seminário de Educação Ambiental de Juruena. O objetivo é debater com professores, alunos, técnicos e agricultores ações que incentivem a conscientização ambiental, além de apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos nos 18 meses do Programa de Educação Ambiental do Projeto Poço de Carbono Juruena. A expectativa é que cerca de 300 pessoas entre professores, pais, alunos e agricultores participem durante os três dias do evento que se estende até o dia 17 de julho. 

O projeto Poço de Carbono Juruena, que promove o seminário, é executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e a Escola Estadual Dom Aquino Correa também apóiam a iniciativa.

No primeiro dia do seminário serão apresentados vinte trabalhos realizados por professores das escolas estaduais e municipais da zona rural e urbana que foram selecionados por meio de edital. Entre os trabalhos que serão apresentados está o projeto “Horta Pedagógica Mandala: Alimentação Saudável, Sustentável e Responsável!!!”, desenvolvido pelas professoras Kelly Cristina Polete, Maria Silva Mendes e Rosamalena Socreppa. As professoras mostraram aos alunos da Escola Dom Aquino a importância de se cultivar hortas orgânicas para garantir uma alimentação saudável.

No sábado, dia 16, haverá palestras voltadas para as práticas da Educação Ambiental em sala de aula. A professora Sônia Palma, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ministrará a palestra “Escolas Sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades”, mostrando a importância do aprendizado escolar para mudanças significativas na sociedade.

Já no terceiro e último dia do seminário, as palestras serão voltadas para alguns dos graves impactos ambientais do desmatamento, como por exemplo as mudanças climáticas, e sobre alternativas viáveis para conservação e recuperação ambiental. As palestras abordarão temas como “Serviços Ambientais proporcionados pelos sistemas agroflorestais” e “Impactos dos Usos do Solo na Conservação da Biodiversidade e na Economia da Região”.

Outras informações sobre o seminário e o projeto Poço de Carbono Juruena estão no site:http://www.carbonojuruena.org.br 
.

Carbono Juruena
O objetivo central do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. Doze Instituições do Governo Federal, Estado e sociedade civil apóiam esta iniciativa, que já se destaca pelo alcance de seus resultados, demonstrados através do site do SIG e também do seu site www.carbonojuruena.org.br.

André Alves, assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.