terça-feira, 28 de junho de 2011

Juína - Homem morre com meningite bacteriana

EXCLUSIVO  
Nivaldo Batista da Silva, 46 anos, morador de Sinop, estava a trabalho em Juína, como vigia de uma empresa terceirizada. No domingo, ele passou mal e foi levado por amigos ao hospital municipal da cidade onde foi internado. Como piorou o quadro clínico, o paciente foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde faleceu na manhã desta segunda-feira.

Segundo Cristino Severino Neto, um dos médicos que atendeu o paciente, “ele deu entrada no pronto socorro agitado, afebril e confuso. Deu entrada andando e entrou em coma. Foi feito uma punção lombar e constatou-se liquido purolento na medula, isso caracteriza meningite bacteriana” – detalhou.

 A família de Nivaldo já esteve na cidade para retirar autorização de translado do corpo que será levado para Sinop. Os colegas dele que trabalhavam juntos, já foram para o hospital para serem medicados, já que a doença é contagiosa.

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência.

Mais de 80 % de todos os casos de meningite são provocados por três espécies de bactérias: Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. As três encontram-se normalmente no ambiente que nos rodeia e podem inclusive viver, sem provocar qualquer dano, no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa. De maneira ocasional, estes organismos infectam o cérebro sem que se possa identificar a razão disso. A meningite é mais frequente em crianças de 1 mês a 2 anos de idade.
Ivan Pereira, JNMT

2 comentários:

  1. Nossa será que pega. E as pessoas que tiveram contato com o doente? Deve ter algum cuidado específico? E os colegas do trabalho, tem algum perigo?

    ResponderExcluir
  2. vc d comentario parece q não leu a matéria?! Ali fala q os colegas foram medicados por ser uma doença contagiosa, ou seja, que passa de um para outro.

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.