sexta-feira, 20 de maio de 2011

ARTIGO - Previna-se do câncer conhecendo o vírus HPV

Infecção pelo Papiloma Vírus Humano – HPV é uma doença sexualmente transmissível decorrente do papiloma vírus humano (HPV), que pode se apresentar como infecção subclínica (descoberto através de exames)  ou clínica (presença do condiloma/verruga)  nos genitais de homens e mulheres. As lesões podem se manifestar de forma única, múltiplas, em um único local ou difusas e de tamanho variável.

Segundo informações do instituto nacional do câncer (inca), existem mais de 200 tipos de HPV, porém nem todos os grupos são de alto risco para o câncer. Os sorogrupos mais perigosos são os de números: 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros.

Como o vírus se apresenta na maioria das vezes em forma de verrugas de formas variadas é importante a avaliação de um profissional capacitado antes de definir o diagnóstico. Muitas vezes é necessária a realização de uma biópsia da lesão para confirmar se a mesma  refere-se ao vírus HPV ou não. O que deve ser feito em qualquer situação é que as pessoas, tanto homens quanto mulheres, conheçam o seu corpo e identifique qualquer alteração na pele ou mucosas.
Entre as mulheres sexualmente ativas, 50% a 80% serão infectadas por um ou mais tipos de HPV. Entretanto a maioria das infecções é transitória e são combatidas pelo sistema imune, mas nem sempre os anticorpos formados no organismo humano são suficientemente competentes para eliminar os vírus.

O período de incubação do vírus é de um a vinte meses, em média três meses até que a lesão apareça.

A transmissão acontece através do contato direto com a pele infectada, principalmente quando há sangramento nas lesões. Na região genital são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vulva, vagina, colo uterino, pênis e ânus. Podemos também encontrar lesões em outras partes do corpo como boca, laringe e esôfago. Por isso sempre orientamos para o uso do preservativo, principalmente se a pessoa já identificou o problema.

o exame preventivo contra o câncer de colo do útero é importantíssimo e deve ser realizado anualmente por todas as mulheres que iniciaram sua vida sexual. Quanto a faixa etária para realização do exame é melhor ignorá-la quando se trata de mulher sexualmente ativa. Podem ser realizados em qualquer PSF ou qualquer unidade de saúde do SUS que esteja realizando o exame, lembrando que é totalmente gratuito.

Está em estudo uma vacina contra o vírus HPV, porém a melhor prevenção contra qualquer doença são os cuidados pessoais através das informações sobre saúde, a consulta clinica regularmente e realização dos exames preventivos.

A mulher infectada pelo vírus HPV tem probabilidade de desenvolver câncer de colo uterino,  sobretudo aquelas que possuem fatores de riscos como  o número elevado de gestações, uso de anticoncepcionais, tabagismo, uso de imunossupressores, infecção pelo HIV, infecções recorrentes por outras DST’s.

Como já comentamos, as lesões do HPV podem se desenvolver em varias partes do corpo tanto em homens quanto em mulheres. Todos devem realizar o tratamento assim que identificarem uma verruga em qualquer parte do corpo, principalmente nas regiões genitais e mucosas.
Normalmente o tratamento é realizado através de cauterização química (uso de ácidos) ou elétrica (uso do eletrocautério). Como o vírus permanece após a ressecção do condiloma/verruga, é importante o acompanhamento clínico de forma periódica.

Mais informações sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção façam uma visita ao CTA/SAE de Juína.

Texto escrito por Valdiney Cani Santos, enfermeiro do CTA/Juína, que escreve especialmente para o JNMT

Um comentário:

  1. parabens ao jnmt voltou a trazer noticias uteis e verdadeira TAVA VIRANDO POLITICAGEM MUITA FOFOCA AGORA SIM TEM MEU APOIO.

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.