terça-feira, 22 de março de 2011

Dnit anuncia ponte de concreto no rio Aripuanã

Colniza - Atendendo ao convite da prefeita Nelci Capitani, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luís Antonio Pagot, que esteve em Colniza no sábado, anunciou a recuperação da ponte de madeira sobre o rio Aripuanã e, depois, a partir do ano que vem, a construção de uma ponte de concreto sobre o mesmo rio, na rodovia MT-206, agora transformada em BR-174.

Também participaram reunião, realizada na manhã de sábado, no Auditório Municipal, compondo a mesa, o promotor de Justiça da Comarca de Colniza, Augusto Lopes Santos e a vereadora Ana Maria Fernandes, representando o Legislativo Municipal. A reunião contou ainda com a presença de grande número de madeireiros, produtores rurais e comerciantes de Colniza; secretários municipais; lideranças comunitárias e representantes da sociedade organizada.

A prefeita Nelci Capitani destacou a recepção ao diretor-geral do Dnit, Luís Antonio Pagot, que veio de Brasília especialmente para esta reunião de trabalho. “Quando soube da queda da ponte, Pagot nos procurou, demonstrando preocupação em nos ajudar e também à região afetada pelas chuvas”, destacou Nelci, desejando boas vindas a todos e ao público presente.

Em seguida, Pagot iniciou seu pronunciamento, prestando importantes esclarecimentos sobre a criação da BR-174, que em alguns trechos é coincidente com rodovias estaduais e anunciou a manutenção da agora rodovia federal, entre Castanheira e Três Fronteiras, passando por Colniza.

Ele mostrou o traçado da BR-174, aprovado pelo Congresso Nacional e homologado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no ano passado. “Esta rodovia fará a ligação entre Santo Antonio das Lendas, ao sul de Cáceres, com Vilhena, Juína, Colniza, Panelas, Novo Aripuanã e chegará à BR-319, com ligação para Manaus e à Venezuela, com o eixo estruturante na região”, explicou.

Pagot também esclareceu que Lula não homologou o traçado da BR-080, outra importante rodovia, que cortará o País de Leste a Oeste, passando também por Colniza, já aprovado pelo Congresso Nacional, mas que poderá ser aprovado pela presidenta Dilma Rousseff. “Será outra grande conquista para a região”.

Segundo Pagot, após o Governo do Estado passar o memorial descritivo do levantamento dos benefícios aplicados nas rodovias coincidentes com as BRs, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento deve assinar a portaria para absorver a MT-170 em 14 dias.

Ele destacou que, a partir desse momento, o Dnit vai trabalhar na manutenção da rodovia pelos próximos anos, promovendo a reforma e construção de pontes; cascalhamento, levantamento do leito em áreas alagadas e a reconstrução da ponte de madeira sobre o rio Aripuanã, que contará com parcerias dos madeireiros e produtores rurais da região.

“Vamos manter a BR-174 em condições de tráfego o ano todo nesta região que é também Amazônia, enquanto não chega o asfalto, com a manutenção do leito e pontes”, garantiu Pagot.

O diretor-geral do Dnit também anunciou que uma equipe da empreiteira contratada para as obras está vindo pela BR-174, de Castanheira em direção a Colniza, para recuperar a estrada nesta fase emergencial.

Em relação ao período de emergência, Pagot confirmou a liberação ao Dnit de R$ 10 milhões a pedido do senador Blairo Maggi, para as obras de recuperação das rodovias e da ponte de madeira que rodou com a correnteza. “Mas vamos precisar de mais, pelo menos R$ 8 milhões, que podemos diluir com o apoio de madeireiros na serragem e doação de madeira”.

Ele lembrou que, para a reconstrução emergencial da ponte sobre o rio Aripuanã, o Ibama de Juína já fez a doação da madeira apreendida naquele município. “Vamos precisar de transporte e madeiramento necessário para essa obra e outras pontes que precisam de reparo na região”, destacou.

Pagot lembrou que, para construção da ponte de madeira de 274 metros de extensão, inaugurada em 8 de fevereiro de 2004, o Estado contou com a parceria dos madeireiros, o que reduziu em até 60% o valor total da obra. “Vamos contar novamente com vocês para reconstruir esta ponte neste período emergencial”, convocou.

CONCRETO
Após o anúncio da recuperação das estradas e pontes em três frentes de obras, Pagot anunciou o projeto do Dnit de construir, sobre o rio Aripuanã, uma ponte de concreto de 350 metros de extensão, com 12,40 metros de largura, cujo projeto deve estar pronto em 60 dias e os recursos devem ser previstos no orçamento de 2012.

Nas fotos, o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, durante reunião em Colniza; prefeita Nelci Capitani saúda visitantes e público no Auditório Municipal.
Pagot esteve acompanhado do deputado estadual José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT; dos secretários estaduais de Transporte, Arnaldo Alves de Souza Neto, representando o governador Silval Barbosa e de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima e do superintendente do Dnit no Estado, Nilton de Brito.

Elvio Lopes

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