terça-feira, 22 de março de 2011

Cipem percorre interior levando informações para o combate ao Câncer de Mama

Alta Floresta, Juara e Juína foram às primeiras cidades a receber a ação de responsabilidade social

Durante toda a última semana, o CIPEM visitou três, das suas 8 bases sindicais, promovendo uma ação de sensibilização para o combate ao câncer de mama. O objetivo era fazer uma campanha educativa, alertando homens e mulheres, para a importância da prevenção.“Achei ótimo e deveria ter vindo muito mais gente, porque foi muito importante e esclarecedor. Até eu, que nunca tinha participado vim. Foi muito bom”, destacou José Antônio Dias, trabalhador do setor florestal em Juara.

Só neste ano, a estimativa para o estado de Mato Grosso é de 400 novos casos de câncer de mama, sendo 100 na capital e 300 no interior. De cada 100 casos de mulheres, um caso acomete os homens. “O Cipem, sensibilizado com a causa, resolveu levar até o interior do estado, não só para as nossas bases, mas para a população em geral, informações que pudessem esclarecer melhor aqueles que tem pouco acesso a este tipo de dados”, esclareceu Voniclei Gasparini, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos - SIMAVA.

Segundo informações dos médicos parceiros do projeto, que em cada cidade esclareciam a população sobre a parte clínica do câncer, o auto-exame diminui em 25% o risco da mulher morrer de câncer de mama. Já a mamografia, que é garantida por lei a toda mulher a partir dos quarenta anos, reduz em quase 90% o risco de se ter este câncer.

“Deve ser louvável toda atitude, de qualquer associação, que se coloque nesta luta como esta do CIPEM, que foi inédita aqui em Juína. Precisamos fomentar este tipo de discussão”, parabenizou Wilson Assami, médico parceiro em Juína.

 “Fico feliz quando posso ajudar assim, fico revigorado. É uma coisa que comove e dá um chacoalhão na gente, ver pessoas que vem de longe, que poderiam não se comover, promovendo uma ação destas”, opinou João Francisco Mitleton, médico parceiro em Juara.

Outro objetivo da palestra, era apresentar o trabalho da associação MTmamma Amigos do Peito, que oferece apoio a pacientes em tratamento em Cuiabá e fomentar a criação de grupos de apoio aos pacientes, dentro de seus próprios municípios.  

Nós percebemos a grande necessidade dos pacientes em ter o amparo e o apoio fraterno dentro das suas cidades. Muitos não recebem assistência da família e, é muito importante o acolhimento nesta situação, tão sofrida”, esclareceu Gisele Rios, presidente do MTMamma.

Em Alta Floresta, a primeira cidade visitada, o objetivo foi alcançado. Após a realização da palestra, um grupo já se reuniu para marcar sua primeira reunião, com o propósito de formar o grupo de apoio na cidade. 

Precisamos fazer uma pesquisa para levantar quem está passando pelo tratamento aqui e ver aqueles que estão dispostos a ajudar. E, se tivermos o acompanhamento do MTmamma, que tem a noção de onde e como começar, pois eles tem essa experiência,  vamos conseguir”, frisou Fabíola de Carli, que é advogada e se propôs a participar do grupo de apoio. Para Eleandro Kremer, presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – SIMENORTE, “valeu muito à pena e temos que repetir, para não deixar o assunto esfriar”.

Nas cidades de Juara e Juína, ao final da palestra, também foram organizadas listas de pessoas interessadas em criar seus grupos de apoio.“Isto foi importante demais. É mais um aliado nesta luta e, com a organização da sociedade, será uma oportunidade para os pacientes terem mais qualidade de vida. Além disso, com nossa participação, aprendemos e vamos disseminar mais esta conscientização”, explicou Jobson P. Cavalcante, que é representante comercial e membro do Lions em Juína.

“Pelo que sentimos, que há demanda por maior conscientização e apoio, este é um trabalho que deve ter continuidade. Nós, juntamente com outras entidades, iremos fomentar a criação do grupo de apoio aos pacientes com câncer em Juína”, afirmou Geraldo Bento, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso – SINMO.
 
Luciana de Oliveira Pereira
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.