segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Secretário ministra palestra no Curso de Formação de Soldados

Um reforço para área da Segurança Pública. É o que representa o ingresso dos novos alunos a soldados da Polícia Militar de Mato Grosso. Ao todo, 1.237 candidatos aprovados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado estão passando pelo Curso de Formação de Soldados, que depois de capacitados, deverão somar força na Polícia Militar, contribuindo com o trabalho da Segurança Pública no Estado.

A capacitação, última etapa do concurso público, teve início no começo deste mês em Cuiabá. No dia 24, aconteceu a aula inaugural no município de Água Boa. Na abertura do curso, os 50 alunos a soldados prestigiaram uma palestra com o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias.

Também palestrou aos alunos o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, explanando sobre a política da segurança pública de Mato Grosso, passando pela importância do curso de formação, a evolução da segurança pública, a estrutura da Sesp, até os segmentos que integram a Pasta da Segurança do Estado, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Polícia Comunitária e o projeto social Rede Cidadã.

O curso de formação consiste em aulas práticas, teóricas e estágio operacional. Na capacitação os alunos terão todas as matérias relacionadas às áreas jurídicas, que norteiam a atividade funcional, como direito penal, direito processual penal, direito processual militar penal, direito administrativo e direito disciplinar. Também terão aulas de direitos humanos, relações interpessoal, administração de conflitos e convivência com grupos veneráveis.

As aulas práticas, como aula de tiro, serão ministrados por professores militares. Hoje, acontece a aula inaugural dos 49 alunos no município de Vila Rica, onde o secretário Diógenes Curado também ministrará palestra de abertura. O curso é realizado em Cuiabá e Várzea Grande e nas cidades do interior do Estado como Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Vila Rica e Juína.

Em março os alunos já estarão trabalhando no interior dos quartéis onde vão substituir as guardas das Companhias Comunitárias e ao longo do curso farão estágios nas ruas. No fim do curso estarão aptos à desenvolver as atividades de polícia. "O ingresso dos novos soldados aumenta em 20% o contingente da Polícia Militar, trazendo mais tranquilidade à população do Estado”, disse Diógenes.

JNMT, com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.