sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conheça o Centro de Testagem e Aconselhamento Juína


Parte da Equipe Multidisciplinar do CTA/SAE JUÍNA


Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza  serviços de saúde que com ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Esse serviço, realiza testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA/SAE oferta o tratamento completo ao paciente.

Ao procurar o CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletivo, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelos CTA, dentro da unidade de saúde (ações intra-muros) e fora dela (ações extra-muros). Também disponibilizam insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população geral, gel lubrificante para profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens .

O CTA de Juína localiza-se na Rua Ives Ortolan s/n fundos do ministério publico  antigo posto saúde modulo 03.

Elizangela Souza Nunes, Coordenadora CTA/SAE Juína

2 comentários:

  1. Parabéns a esta equipe... Eles atendem muito bem as pessoas...

    Maria de Fátima de Juína

    ResponderExcluir
  2. CTA 100% PARABENS A TODOS EM ESPECIAL A ELIZANGELA UMA GUERREIRA.BJS A TODOS

    DENIS JUINA

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.