quinta-feira, 9 de junho de 2011

Índios ocupam hidrelétrica e prometem “destruição total”; há reféns - Foto

Mais de 70 índios Arara e Cinta-Larga do Rio Branco invadiram nesta quarta-feira, dia 8, as instalações da Usina Hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã, no extremo Noroeste de Mato Grosso. Eles cobram  o cumprimento de reivindicações feitas há quase um ano e nunca atendidas pela Energéticas Águas da Pedra, empresa responsável pela construção da barragem.  Os índios tratam os pedidos  como direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.

Líderes disseram que a ocupação do canteiro de obras pelas próximas 12 horas será pacifica. Caso seus pedidos novamente não forem atendidos, eles prometeram destruir todas  as dependências da usina, segundo o líder Amazonildo Arara.  Os índios alegam que não são atendidos nem mesmo por telefone pelos responsáveis pelo empreendimento e se queixam do descaso. O empreendimento está avaliado em R$ 800 milhões.
 
Alguns funcionários estão dentro da usina sem poder sair. Caminhões e máquinas que estão dentro da obra também ficaram sob o poder dos índios, que exigem a presença dos diretores da Energéticas Águas da Pedra, que no ano passado durante a primeira invasão negociaram com as etnias.

Cerca de 200 índios de outros municípios estão na espera aguardando o chamado, caso não se resolva o impasse eles reforçarão a invasão.

A empresa Energética Águas da Pedra S/A – EAPSA, responsável pela construção da usina até o momento não se manifestou. A Polícia já se deslocou para o local para averiguar a situação.

Esta semana, a Neoenergia anunciou que pretende ir à Justiça para compensar o prejuízo que teve com o atraso na operação de Dardanelos (MT), de 260 MW. Inaugurada em meados de 2010, a hidrelétrica até hoje não pode fornecer energia para o SIN porque a LT Juba – Brasnorte (MT), de 207 km, em 230 kV, que conecta a usina ao sistema, ainda não foi concluída.

A Hidrelétrica de Dardanelos é também conhecida como “Usina da Morte” por ter destruído uma das mais belas cachoeiras existentes em Mato Grosso – o Salto Dardanelos. A usina começou a ser construída em 2007 e se arrastou por anos até a conclusão. Em 2010, o empreendimento foi ocupado pelos índios de 11 etnias que habitam a região e fizeram mais e 100 reféns. Eles exigiram um "programa de sustentabilidade para a comunidade indígena" e R$ 10 milhões, a título de "reparação financeira" pelo empreendimento. 

Edilson Almeida

11 comentários:

  1. Até parece que a policia vai fazer alguma coisa contra os indigenas, e o pior dessa situação é que no fundo no fundo o que importa para os 'pobres coitados indigenas', tão defendidos pela funai, não é o impacto ou tampouco recuperação ambiental, mesmo porque não é para isso que irão utilizar os R$ 10milhões reivindicados. Ou vcs acreditam em papai noel?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o amigo acima, os indios so se preocupa com o dinheiro, o meio ambiente que se fuda isso que eles querem so dinheiro eles e as pessoas que estam por traz deles utilizando os indios por interesse financeiro, o Ministerio Publico que abre o olho. Os indios não que morrar nas aldeia querem viver na cidade e nas custa do povo, é pior que politico. Indio que é indio vive no mato e aqueles que vive na cidade tem que viver como nos cidadãos comuns. Vamos abrer os olhos daqui alguns dias vão trancar a ponte sobre o Juruena, a policia tem que chegar la e meter mala se não sair pacificamente.

    ResponderExcluir
  3. Pra você 2:

    1º vocês nao conheçem nada sobre a realizade dos indios, TÃO POUCO CONHEÇEM.
    2º SÃO MUITOS MAAL INFORMADOS.

    "Os indios não que morrar nas aldeia querem viver na cidade e nas custa do povo, é pior que politico",

    JA SE DERAM CONTA QUE A CIDADE É PRA TODOS, NAO É PRIVATIZADO???
    SE VOCES QUE NASCERAM NA CIDADE INTAO NAO PODE MORAR NO SITIO/FAZENDA/CHACARAS? PORQUE NUM PODE SAIR DO LOCAL ONDE NASCEU/VIVE.
    TA VENDO TODO DIA UM INDIGENA NA PORTA DA SUA CASA TE PEDINDO ALGUMA COISA?
    AGORA, POLITICOS ROUBAM TODOS OS DIAS AS VERBAS DO IMPOSTO QUE VOCE PAGA, E PIOR TEM QUE PAGAR PRA MORAR NA CIDADE, QUEM ELEGE??? VOCES.

    ResponderExcluir
  4. valeu mininas da funai dejuina

    ResponderExcluir
  5. Deçe o cacete nesses indios,eles tem que trabalhar, nao ficar pedindo dinheiro. tropa de vagabundos.

    ResponderExcluir
  6. indio tem muito privilegio isso ta errado,e são a grande maioria corrupitos vendem as madeiras e os minérios e onde vai este dinheiro? alem da verba quer é repassado pra FUNAI,"DIZEM Q INDIOS CULTIVAM SUAS TRADIÇÕES DO PASSADO ONDE SE VIU ISTO,HJ SÓ VE INDIO PERAMBULANDO NO CENTRO BEM VESTIDOS DE CELULARES CAMIONETES E NAS ALDEIAS TODOS DE BARCOS MOTORIZADOS "cambada de vagabundos mas nois pagamos impostos e sustentamos este tipo de gente

    ResponderExcluir
  7. falta porada nesses indios que nao respeita nada, essa uzina nao esta na area idigina. coloque a tropa de choque que sabe eles respeita as propriedade particular.

    ResponderExcluir
  8. e isso mesmo esses indios nao vale o feijao que come,eles nao respeita ninguem, topa de choque neles.

    ResponderExcluir
  9. E AI QUE ELES TEM PREVILEGIOS? TAAAAAAAAAAAAAAAO COM INVEJAAA? PQ SERIA BEM MELHOR C VC'S NAO TRABALHASSE E VIVESSE NA CUSTA DO GOVERNO???


    APOSTO QUE VOCES QUERIAM SER INDIOS????
    AGORA, QUEREM TER CIDADES SÓ PRA ALGUMS? QUEREM SELECIONAR AS PESSOAS?
    AAAAAAAAAH, SÓ VOCÊS QUEREM VIVER NA MODERNIDADES E ELES NAO PODEMM???
    UAI, QUE PAIS É ESSE?? QUE IGNORANCIA


    AGORA, SÓ PQ ELES FAZEM PROTESTO E C O N S E G U E M O QUE REIVINDICAM, TAO COM INVEJAS, PQ QUANDO VOCES FAZEM PROTESTO CARIATA, E MANIFESTAÇÃO, NUUUNCA DAAA EM NADA,
    EX. PQ OS PROF. TAO EM GREVE????

    QUANTAS MANIFESTAÇÃO JA FIZERAM?
    E AINDA TAO FAZENDO, CADE O RESULTADO??
    POR MISERIA DE 100 REAIS??


    E SE FOSSE OS INDIOS, JA TINHAM CONSEGUIDO O QUE QUERIM A MUITO TEMPO.

    BAAANDO DE ENVEJOSOOO, IGNORANTES,
    OLHA MAIS P/ TEUS UMBIGOS

    ResponderExcluir
  10. parabens aos indios ainda bem que temos eles para lutar contra esta aberração que e a usinas dardanelos, pq os brancos que se sentem o dono do mundo nao lutaram contra esta usina que apenas prejudica ao meio ambiente.

    antes de ficarmos criticando os indios deveriamos apoia-los

    ResponderExcluir
  11. essa pessoa q defende esses indios q ñ trabalham não fazem nada na vida deve ser funcionaria publica tem uma teta na funai mais uma vagabunda

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.