O mais de 200 índios de diferentes etnias que fizeram protesto na Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Dardanelos, em Aripuanã, querem a participação de 5% no lucros da produção de energia. Audiências com representantes do governo federal para tratar da legalidade foi o acordo acertado para que deixassem as instalações, de acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio em Juína, Antônio Carlos Ferreira de Aquino. "Eles querem este percentual de participação de forma permanente", disse, em entrevista ao Só Notícias.
O empreendimento, que tem capacidade para gerar 261 megawatts de energia a partir do rio Aripuanã, foi concluído ano passado, após três anos de obras, mas ainda não está em operação. Falta viabilizar uma linha de transmissão ao Sistema Nacional de Energia.
Os índios também querem a cessão de dois ônibus e a construção de moradias, que foram prometidas no Plano Básico de Meio Ambiente, para compensar os danos causados pela obra a cerca de 1 mil indígenas da região. O acordo foi feito durante o processo de negociação para construção da usina, mas ainda não foram cumpridos. Conforme Só Notícias informou, os índios deixaram a hidrelétrica, onde estavam desde quarta-feira (8), neste final de semana.
tudo por dinheiro, e pra onde vai esse dinheiro? fabrica canoa?
ResponderExcluiresses indio tem e que trabalhar. se nao investigar quem esta por traz dessas invazoes vai continuar.
ResponderExcluirOOHH, invejaaaa,
ResponderExcluirpq vc fica o dia inteiro com a BUNda pregadaa na cadeira trabalhando,queria ter uma vida assim??
Sinto muito meu caro, mas, vc vai ter q nascer de novo.
NAO TE ENTERESSA PRA ONDE VAI ESSE DINHEIRO, QUER SABER COMO GASTAM TAMBEM?
QUER VER O QUE ELES COMPRAM TBM?
VAI PROCURAR O QUE FAZER