domingo, 3 de julho de 2011

PR diz que processará 'Veja' por reportagem sobre esquema no ministério

O deputado Valdemar Costa Neto, secretário-geral do PR, afirmou em nota que o partido vai entrar na Justiça contra a revista "Veja" e os jornalistas que escreveram reportagem sobre suposto esquema de corrupção no Ministério dos Transportes.

"A apresentação de acusações apócrifas e a falta de qualquer indício, prova ou documento que ampare as afirmações da revista 'Veja' desta semana exige do PR providências enérgicas", diz Valdemar.

Segundo a reportagem, representantes do PR, funcionários do ministério e de órgãos vinculados à pasta montaram um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por empreiteiras e consultorias.

 Ontem, o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) determinou o afastamento de quatro funcionários da cúpula do ministério.

 De acordo com Valdemar, as relações de lideranças do partido com o ministério são públicas e transparentes.

 "Estas relações, notadamente institucionais, são regulares, decorrem do desempenho das funções de secretário geral da legenda partidária, e dizem respeito ao acompanhamento das demandas por benfeitorias federais de interesse das regiões onde o partido tem representação política", diz o deputado na nota.

 Ele afirma ainda que a Executiva Nacional do PR apóia uma investigação sobre o caso para "ficar provada a inocência dos republicanos afastados".

 Segundo Valdemar, ninguém está autorizado a discutir qualquer contrato público em nome do partido.

 TRANSPORTES
Alfredo Nascimento só tomou a decisão de afastar os servidores depois de conversar por telefone com a presidente Dilma Rousseff.

 A Folha apurou que ela não descarta trocar o próprio Nascimento. Por isso, chamou-o para uma reunião.

 A administração de Nascimento já recebia críticas. No início de maio, o governador Cid Gomes (PSB-CE) chamou o ministro de "inepto, incompetente e desonesto".

 A revista "Veja" citou como envolvidos no esquema de cobrança de propina o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, o assessor Luís Tito Bonvini, o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luís Antônio Pagot, e o diretor-presidente da estatal Valec, José Francisco das Neves.

 Em nota divulgada ontem, o ministério informou que abrirá uma sindicância interna e determinou o "desligamento temporário" dos servidores para o "pleno andamento da apuração".

 Segundo a reportagem, empreiteiros e consultorias de engenharia pagavam de 4% a 5% de "pedágio político" sobre o valor das obras do governo federal feitas com verbas do ministério.
 A maior parte da verba, diz a revista, é destinada ao PR. De acordo com a reportagem, que chama o caso de "mensalão do PR", Valdemar escolhe as empresas que vão realizar projetos e obras de transporte do governo.

 A revista afirma que o servidor Bonvini é o emissário do ministro, e Valdemar leva os pagamentos das comissões ao PR. O chefe de gabinete do ministro seria o responsável por liberar as verbas. Os diretores do Dnit e da Valec também são citados como membros do esquema.

 Pagot diz estar aborrecido. A Folha ainda não localizou os outros envolvidos

24 Horas News

2 comentários:

  1. O PR, surgiu se apos a fusao do PRONA com o PL, sem uma ideologia apenas para acomodar politicos que queriam trocar de partido, mas nao podia devido a legislação eleitoral, sendo que estes queriam que deputados da oposição fosse para a base aliada do governo.
    agora temos mais um novo partido surgindo sem ideologia so para se aproximar da base do governo.

    Precisamos de partido com mais ideologia.


    Adalberto
    Psol Juína.

    ResponderExcluir
  2. Pergunto ao internauta Adalberto Psol Juina, o que é ideoligia e qual a ideologia do Psol???

    José Renato Rigo
    Juina MT

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.