Mais de oito mil crianças em Mato Grosso vivem sem registro de nascimento. Os dados são do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e apontam que das 554.812 crianças com até 10 anos no Estado, um total de 546.074 tem o documento, ou seja, 8.738 ainda estão sem a certidão de nascimento.
No Brasil, há 599.204 mil crianças “invisíveis” para o poder público. A região Nordeste lidera os casos no país: são 200 mil crianças até dez anos nessa situação. Em segundo lugar, a região Norte, com 182 mil crianças sem registro, e em terceiro, o Sudeste, com 125 mil crianças.
Em Mato Grosso o baixo índice é resultado da parceria de várias instituições, como o Governo do Estado, Cartórios, Ministério Público, que estão se esforçando para facilitar o acesso dos pais ao registro de nascimento através dos mutirões e do projeto Criança Cidadã, criada pelo Governo Federal e executada pelo Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
O projeto Criança Cidadã foi implantado em 2009 e possibilita que cartórios sejam instalados dentro das maternidades. Desde o início do projeto até o mês de junho, 4.882 crianças foram registradas. Atualmente 32 municípios já participam do projeto. Em Cuiabá, cinco hospitais estão com os cartórios em funcionamento: Santa Helena, Hospital Geral Universitário, Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Bom Jesus e Clínica Femina. Já em Várzea Grande, os cartórios funcionam dentro do Hospital São Lucas e do Pronto-Socorro Municipal.
Na região Centro-Oeste, 2,3% dos nascidos estão sem registro, o equivalente a 56.238. Segundo dados do IBGE, Mato Grosso possui o menor número de crianças sem o documento. Em Mato Grosso do Sul, o número chega a 23.961, em Goiás a 12.371 e no Distrito Federal a 11.168.
Sem o registro de nascimento, as crianças não podem ser vacinadas tampouco matriculadas em escolas. A certidão de nascimento é o primeiro documento com valor legal na vida de um cidadão e pode ser feita em qualquer cartório gratuitamente. Ela é necessária para tirar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e para se inscrever em programas sociais, como o Bolsa Família.
24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário