Um grupo de índios se reuniu e criou um documento solicitando das autoridades a liberação dos três indígenas que estão detidos na cadeia pública de Juína, noroeste do estado, acusados de terem assassinado Francisco Avacir Gomes, 54 anos, na noite de segunda-feira (11), após uma confusão em um bar. Os indígenas não admitem a prisão dos acusados, já que segundo eles, o crime foi em legítima defesa. “A vítima estava ameaçando Jair (líder indígena preso) há algum tempo. No bar a vítima chegou armada com uma faca e desferiu um golpe” – explicou o líder indígena Dalaimacê, da etnia Ena-Wene-Nawe.
O líder já está mobilizando centenas de índios de diversas etnias da região. “Comunicamos nossos parentes que devem chegar até quinta-feira, para resgatar os presos” – contou. Caso não sejam atendidos, os índios prometem destruir a cadeia. “Vamos quebrar tudo e liberar todo mundo” – alertou.
A reportagem procurou o judiciário, porém a juíza substituta Elza Yara Ribeiro Sales não se inteirou sobre o pedido e informou através da assessoria que se manifestará a imprensa ainda esta semana. O coordenador da Funai de Juína Antônio Carlos de Aquino que está em Cuiabá, informou ao JNMT que já se reuniu com o procurador federal do órgão, solicitando a petição para o relaxamento da prisão. O procurador alegará a legítima defesa e pedirá que os detidos possam ficar sobre a tutela da Funai.
Ivan Pereira e Cleber Batista
JNMT, Juína
Que mundo é esse em que vivemos né, só porque são indios, acham que podem tirar a vida de uma pessoa e continuar em liberdade...é o fim!
ResponderExcluirÉ isso ai!
ResponderExcluirOs índios tem mais é que se unir e mostrar como se faz.
Se nós "brancos" fossemos unidos em busca de nossos objetivos teriamos um país melhor, aprenderíamos a dizer não a corrupção que está acontecendo em nosso país e em nossa cidade. Deixariamos as picuinhas prá lá e daríamos uma resposta nas urnas a altura que esses políticos merecem!!!
é eu vi tudo ja temos que se reunir e da o troco na hora que estiverem la reunidos e comesar a matar eles tambem pois achão que tem lei so pra branco a se tivesse matado um indio ai sim ele teria que pagar pelo que fes então meu povo eles querem acabar com a lei do nosso pais isto não a onde é o lugar de indio não é no mato o que estavão fasendo aqui ficão só pra e pra ca com o nosso dinheiro e não trabalhão estes vagabundo cade o roberto carlos que matarão a quela familha toda anos atras e ninguem foi preso eles podem matar os brancos. ha ja entendi porque quase acabou a queles indio de perto de fantanilhas anos atras acho que vai ter que faser isto denovo. me desculpa pela minha revolta mas na nossa região é so indio fechando estrada usinas e etc a chega né ta na hora vai que o saco enche
ResponderExcluirO indio agiu em legitima defesa pois o cara chegou dando facada nele..
ResponderExcluirSe fosse com um branco faria a mesma coisa
Ninguem fore de graça nao
Isso ai, é só reunir a policia local completa e montar uma boa guarnição, quero vê que indio com flecha ganha mais que arma de fogo. Cadê a força Tatica com uma ameaça dessas teriam que tá de guarda na frente da cadeia, como quando a suspeita de tentativa de assalto a banco é ameaça, tem que botar pra faler, direitos e lei são iguais para todos, é índio e dai, tem que pagar pelo que fez. se não vira moda, mata e fica de boa. Em vez de ficar em suas aldeias, tão ai cada vez mais em bares da cidade enchendo a cara e fazendo o que querem, e o pior nos sustentando eles, poque comem e bebem as nossas custas, vocês acham que indio "trabalha", so ficam de boa na gandaia.
ResponderExcluirNão sei se os índios estão certos ou errados, só sei que eles são unidos e contrariamente a nós não índios são unidos, nós(não índios) além de covardes, somos corruptos e demagogos. O que fica disso tudo e é marcante, é o fato deles se unirem e defender o seu.
ResponderExcluirNão estou aqui com apologia ao crime, pelo contrário, o índio deve ser punido pelo seu crime, mas deveríamos aprender com eles a união e aprender a lutar pelos nossos direitos e não ficar só falando e falando e continuando votar em políticos corruptos, cada um tem o governo que merece.
São ndios aculturados, votam e desfrutam da comunidade branca. Assim tem o direito de entrar em um bar consumir bebida alcoolica, ficar de boa com a prostituta, etc... Se o tal do Francisco que morreu, tivesse matado o indio, tava na cadeia e ninguem comentando esta materia, esta é a verdade. Se matou tem que ser julgado, e a justiça decide se fica preso ou não.
ResponderExcluirna verdade funciona assim desde muito tempo os indios matam brancos ... como aconteceu no garimpo e em juina quando colocaram os restos mortais na praça da biblia...
ResponderExcluirtem temm temm sim tem uma justificatica nós invadimos as terras deles..tudo bem e agora eles vindo para cidade .. nós podemos matar eles.... se o indio vir pra cidade tem que colocar CPF e RG e vai responder como branco .
ha essa é boa ainda tem alguem que quer defender eles, ha ja sei é da mesma laia né deve estar comendo o junto com eles pra defender tanto asim se matou tem que ser preso sim se não for vai virar bagunça na nossa lei o homen que moreu moreu aqui não na aldeia
ResponderExcluirPelo visto Tem muita gente que não conhece a lei..
ResponderExcluirIndios nao respondem como branco.
Essa é a lei ... ninguem aqui esta defendendo ninguem !
A lei para eles são aplicadas diferente..
Uma verdade dita acima, lugar de indio é no mato e esse bando de vagabundo só ficam enchendo a cara na rua " as nossas custas óbvio"... Tem que ficar preso sim, ninguem tem o direito de tirar a vida do outro...
ResponderExcluir