O estoque do banco de sangue de Juína está muito abaixo do normal. Ontem por exemplo, havia apenas uma bolsa de sangue O+. Segundo informações, a necessidade é tanta que às vezes é preciso recorrer a Cuiabá. Nestes meses, aumenta a demanda e por isso é preciso que os doadores mantenham a doação constante. De acordo com o enfermeiro Waldiney Cani Santos, o banco de sangue fará uma proposta ao Comando Regional da Polícia Militar para que os novos soldados possam fazer também doação.
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde.
Doação de sangue é vida gerando vida, veja o texto completo e saiba se você pode ser um doador de sangue.
Pode ser homem ou mulher que goze de boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite;
Não seja usuário de drogas;
Estar alimentado;
Não estar fazendo uso de medicamentos;
Ter entre 18 e 65 anos de idade;
Pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário);
Apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, já que a qualidade do sono é importante (plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão);
Não realizar exercícios físicos antes da doação;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;
Evitar fumar 2 horas antes da doação.
Ivan Pereira, JNMT
Ja fui ate o banco de sangue uma vez para fazer todos os procedimentos pra fazer doação.E me disseram que as bolsas de sangue de juina eram todas vindas de cuiaba.E não levaram a minha boa vontade a diante.
ResponderExcluirem relação a alimntação,uma vez ouvi falar que alguns alimentos não poderiam ser ingeridos antes da doação.Verdade ou mito?
ResponderExcluirfiquei sabendo que não se pode tomar leite e produtos com lactose.
ResponderExcluirTambém fui doador de sangue bom um bom tempo aqui em Juina, mas devido ao mau atendimento por parte de uma certa enfermeira chefe eu decidi parar. Todas as vezes que eu ia lá sempre havia um empecilho para que se realizasse a coleta, ora era a falta de material, ou então o horário que já estava avançado. Será que existe horários para se salvar vidas???
ResponderExcluirSe mudarem a forma de atendimento naquela unidade eu voltarei a doar novamente, pois se tem uma coisa que não suporto, é falta de respeito e profissionalismo por parte dessa enfermeira que ainda trabalha lá!!!
Educação e respeito, é simples e cabem em todo lugar!!!