A presidente Dilma determinou, neste sábado, o afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes. Entre os afastados estaria o presidente do DNIT, o mato-grossense Luiz Pagot (PR) e o presidente da estatal Valec, José Francisco, o Juquinha, além do próprio chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, e o assessor do ministério, Luiz Tito. A informação é da Folha de São Paulo. A presidente telefonou para o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, emitindo a ordem e deve conversar pessoalmente com ele nos próximos dias. Por enquanto, Nascimento fica no ministério.
O afastamento ocorreu diante das denúncias, publicadas na revista Veja, que lideranças do Partido da República sobre susposto estariam recebendo propina em troca de contratos de obras. Só Notícias tentou vários contatos, por telefone, com Pagot, neste sábado, mas as chamadas vão para caixa de mensagens
Na nota que confirmou o afastamento temporário dos aliados, "o ministro Alfredo Nascimento, rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes".
A Veja informa que, esta semana, Dilma teve uma reunião dura com o ministro Alfredo Nascimento, com Luiz Pagot e demais integrantes da cúpula do ministério. Informa que, com planilhas e documentos sobre a mesa, Dilma elevou o tom no encontro com representantes da pasta: “O Ministério dos Transportes está descontrolado”. A presidente chamou de “abusiva”, por exemplo, a elevação do orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês — salto de 38% em pouco mais de um ano. Dilma também se irritou em especial com a Valec, estatal que cuida da malha ferroviária, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias.
O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e o diretor de Engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado de Oliveira também estavam na reunião em que Dilma mais falou do que ouviu.
“Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”.
Nas últimas semanas, VEJA conversou com parlamentares, assessores presidenciais, policiais e empresários, consultores e empreiteiros. Ouviu deles a confirmação de que o PR cobra propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações, dá garantia de superfaturamento de preços e fecha os olhos aos aditivos, alvo da ira da presidente na reunião do dia 24.
Eis a íntegra da nota do Ministério dos Transportes sobre os afastamentos:
"Sobre a reportagem “O mensalão do PR”, publicada pela revista Veja na edição que circula nesse fim de semana, o Ministério dos Transportes informa o que segue:
O Ministro de Estado dos Transportes, Alfredo Nascimento, rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes. A preocupação e o cuidado com a correta administração do bem público é uma das marcas da sua vida pública e, especialmente, de suas gestões à frente da Pasta.
Diante da relevância do relato publicado pela revista e da ausência de provas, Nascimento decidiu instaurar uma sindicância interna para apurar rápida e rigorosamente o suposto envolvimento de dirigentes da Pasta e seus órgãos vinculados nos fatos mencionados pela revista. Além de mobilizar os órgãos de assessoramento jurídico e controle interno do Ministério dos Transportes, o ministro decidiu pedir a participação da Controladoria-Geral da União (CGU). As providências administrativas para o início do procedimento apuratório serão formalizadas a partir da próxima segunda-feira, 04/07.
Para garantir o pleno andamento da apuração e a efetiva comprovação dos fatos imputados aos dirigentes do órgão, os servidores citados pela reportagem serão afastados de seus cargos, em caráter preventivo e até a conclusão das investigações. Alfredo Nascimento já comunicou sua decisão à Presidência da República. O desligamento temporário dos servidores Mauro Barbosa da Silva, Chefe de Gabinete do Ministro; Luís Tito Bonvini, Assessor do Gabinete do Ministro; Luís Antônio Pagot, Diretor-Geral do DNIT; e José Francisco das Neves, Diretor-Presidente da Valec; será formalizado a partir da próxima segunda-feira, 04/07, pela Casa Civil da Presidência.
No que diz respeito ao monitoramento da execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro dos Transportes informa ter tomado – a partir de janeiro, quando reassumiu a Pasta – as providências desejáveis ao aperfeiçoamento gerencial do programa, com vistas a reduzir custos de obras e da contratação de projetos. Tal preocupação atende não apenas a necessidade de efetivo controle sobre os dispêndios do Ministério, mas também a determinação de acompanhar as diretrizes orçamentárias do governo como um todo. Característica de sua passagem pelo governo federal em gestões anteriores e, obedecendo à sua postura como homem público, Alfredo Nascimento atua em permanente alinhamento à orientação emanada pela Presidenta da República.
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes. "
Fonte: Só Notícias/Editoria
ESSE É O PR DE HILTON FAZENDO ESCOLA
ResponderExcluirESSE PAGOT PASSOU A PASTA DA EDUCAÇAO PARA O SAGUAS MORAES DO PT E SAGUAS ENTROU NA ESCOLA DO PR
ResponderExcluiro pagot,o hilton,o saguas e o altir estiveram no mesmo palanque nas eleiçoes do ano passado
ResponderExcluirO PT DO SAGUAS COLIGOU COM PR DO HILTON E PAGOT,MAIS OS ELEITORES DO HILTON NAO VOTOU NO SAGUAS,ELE PERDEU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirInfelismente é assim que esta o nosso Brasil.
ResponderExcluiro mais inteligente que este homem e um dos apadrinhados do senhor Blairo Maggi( que segundo denuncias esta envolvido no escandalo dos sanguesugas).
Nao pode deixar os mesmo no poder..
vamos lutar convido a voce que ficou indignado como eu com esta noticia e tantas outras a se filiar no PSOL...
e-mail: psoljuina@hotmail.com
porque que este site de noticias,nao divulga que tem vereadores de juina que terao de devolver dinheiro para erario publico devido alto salario do presidente e primeiro secretario de 2010 conforme diz o TCE
ResponderExcluirÉ logico da mais ibope falar contra a administração atual.
ResponderExcluirMas tenho certeza que a população nao apoiara mais o governantes corruptos, inclui-se:(vereadores, prefeitos).
basta a população de bem nosso municipio vir para a politica e lutar realmente pelo nosso municipio.
adalberto
PSOL Juína
É lamentavél entrar num site tão importante e ver uns comentários medíocres como esses ai de cima!!!
ResponderExcluirGente que defende polítcos na minha opinião são piores do que eles!!!
Olha só pra nossa cidade, a quanto tempo não temos uma renovação completa na câmara de vereadores?
Depois se fala em mudanças! Pra mudar, é necessário se desfazer de tudo o que é velhor e sem serventia, e olha que tem vereadores aqui de juina que só servem pra receber salário e projetar feriados fora de épocas!
Sem ofender partidos nem tão pouco siglas ou coligações, mas se quisermos uma cidade melhor para nossa família teremos que mudar o modo de pensar e agir nas urnas!
É hora de dar um basta a tudo o que já passou e inovar, buscar novos ideiais e mudar essa decadência que é o cenário político juinense!!!
Nós somos os únicos capazes de fazermos isso!
Basta nos concientizarmos e fazer uma análise de quem fez o quê em prol do povo juinense, tenho certeza que muitos vão perceber que ninguém que está aí, e que também já passou e nada fez merecerá o nosso voto de confiança!!!
QUE DEUS ILUMINE A TODOS!!