A TUBERCULOSE é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Também com a capacidade de atingir outras partes do corpo humano, como por exemplo: tecido ósseo, rins, pele, linfonodos, etc., entretanto a mais comum e a tuberculose pulmonar.
A bactéria causadora da doença, conhecida por bacilo de koch, foi descoberta em 1882 pelo médico alemão Robert koch. Atualmente 1/3 da população mundial esta infectada por este bacilo. No Brasil, a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre os pacientes portadores de vírus HIV.
Enfermeiro CTA |
Em Juína estamos com os números de casos acima do esperado conforme o cálculo populacional esperado de um (01) caso para cada dez (10) mil habitantes. No momento 15 pessoas estão realizando o tratamento através dos PSF’S. É possível que outras pessoas no município estejam infectadas com a doença de forma ativa, porém ainda não foram diagnosticadas.
Milhares de pessoas já entraram em contato com o bacilo, porem uma pessoa saudável e que tenha pelo menos uma dose da vacina BCG, dificilmente irá desenvolver a doença. Existem alguns grupos de riscos para a tuberculose: idosos, diabéticos, andarilhos, alcoólatras, insuficientes renais crônicos, portadores de doenças neoplásicas, transplantados, portadores de HIV entre outros imunocomprometidos.
A transmissão do bacilo acontece de pessoa para pessoa, através de aerossóis expelidos pela tosse, espirros e pela própria fala. Portanto a transmissão é pelo ar. Importante informar que somente as pessoas sintomáticas é que tem a capacidade de transmitir o bacilo da tuberculose.
As manifestações clínicas mais comuns (sintomas da tuberculose) são: febre e suores noturnos, dor no peito, dispnéia (falta de ar), tosse com expectoração há mais de três semanas, falta de apetite, diminuição do peso e mal estar geral.
O tratamento para a tuberculose e oferecido gratuitamente pelo governo federal. Os medicamentos são distribuídos pelos PSF’S.
Para que o tratamento seja efetivo e o paciente fique curado definitivamente do bacilo, é necessário tomar os medicamentos de forma sistemática durante 06 meses no mínimo. Todo o tratamento deve ser acompanhado por um médico, desde o início no momento do diagnóstico até o momento da cura. O médico é que vai dizer se o paciente está curado ou não.
Hoje existem bacilos da tuberculose multirresistentes ao tratamento convencional devido ao abandono do tratamento por muitos pacientes. Devido os sintomas desapareceram nos primeiros meses do tratamento, os pacientes pensam que já estão curados e não tomam mais os medicamentos conforme foram orientados. Estes comportamentos e terapias mal estabelecidas, levam ao surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos convencionais. O tratamento só deve ser interrompido pelo médico, quando realmente houver cura.
Portanto se você apresenta sintomas semelhantes ao que falamos ou conhece alguém com estas manifestações clinicas, oriente esta pessoa a procurar uma unidade de saúde. Tuberculose mata.
Waldiney Canni Santos é enfermeiro e atua no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Juína) e escreve especialmente para o JNMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário