sexta-feira, 24 de junho de 2011

Juína – Índios prometem bloqueio de rodovia

Índios da região produziram e entregaram na FUNAI Regional de Juína uma série de documentos reivindicando melhorias no atendimento a saúde oferecida às comunidades indígenas. Os documentos foram enviados pelo órgão a diversos setores, entre eles a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI – área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena em todo Território Nacional.

Acontece que os indígenas do pólo Juína estão insatisfeitos com atendimento que vem sendo oferecido no hospital na cidade. Se não ocorrer mudanças no atendimento os indígenas ameaçam bloquear, sem aviso prévio a ponte sobre o Rio Juruena na MT-170 principal via de acesso dos municípios de Juína , Castanheira, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu, Colniza e distritos. A ponte já foi interditada outras vezes como protesto pela falta de compromisso das autoridades que iludiram diversas comunidades indígenas que vivem na região e constantemente sofrem com as influências. 
JNMT

4 comentários:

  1. todo apoio aos povos indigenas vamos lutar com eles para com isso lutarmos por melhorias na saudes poderiamos nos brancos, juntos com os indios irmos para a ponte....


    robson
    mod 05

    ResponderExcluir
  2. RAPAIZ TOMA VERGONHA NA CARA! IRMAO NUNCA VI IRMAO FERAR IRMAO,SE ISSO ACONTECER NOS BRANCOS TEMOS QUER IR PARA A PONTE E FECHAR O TEMPO NAO COM OS INDIOS MAS COM ESSE POVO DA FUNAI.SOU CONTRA O FECHAMENTO DA PONTE PORQUE NAO VAO EM CUIABA E CHECHAO O TREVO DO LAGARTO LA SIM E O LUGAR.

    GENTE SE ISSO ACONTECER NOS NAO PODEMOS FICAR PARADOS E ASSISTIR TD ISSO DE NOVO SE FOR PRESIZO IR A LUTA EU VOU.

    ResponderExcluir
  3. Protestar por melhorias é direito de qualquer um, mas não há lógica em prejudicar o trânsito da MT-170, rodovia necessária para acesso de tantas cidades a caminhoneiros, estudantes, pessoas doentes que precisam de tratamentos melhores em cidades com tecnologias na saúde mais avançadas. A preferência dos índios já é maior em qualquer ponto que se observar. Nem a população em geral sente tanta necessidade de fazer uma mobilização sem fundamento desta forma, por que é que justamente os índios tem que fazê-la? A ultima mobilização na ponte já causou bastante malefícios a todos que precisaram trafegar pela via. Mais um bloqueio obviamente deixaria todos revoltados com a sociedade indígena, FUNAI, SESAI e todas outras áreas de ministérios relacionadas à proteção indígena. Cada barbaridade que eu tenho que ver nessa vida viu...

    ResponderExcluir
  4. esse indio se a saude nao esta boa, vao fechar a funasa e nao a ponte.branco nao pode entrar na areas deles e porque eles vem aqui e nos temos que aguentar eles. porada nesses indio. tudo eles invade vamos nos invadir a aldeia deles para ver se eles gostam, entao cai fora seus malaco. tropa de choque neles.

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.