Visando a descentralização do atendimento aos reeducandos sob custódia do Estado e a criação de mais unidades para assitência aos adolescentes em conflito com a lei, dois secretários adjuntos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) visitam o município de Juína (735 Km a Noroeste de Cuiabá), nesta quarta-feira (20.04), por solicitação do titular da pasta, secretário Paulo Lessa.
Conforme o programa da visita, o tenente-coronel José Antônio Gomes Chaves (adjunto de Administração Penitenciária) tem a missão de verificar o andamento das obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) em fase final de construção na cidade. Ele também avalia uma data para o início do funcionamento da unidade que oferecerá 300 novas vagas ao Sistema Penitenciário. Já a professora Vera Pereira Araújo (adjunta da Justiça), junto a representantes do Ministério Público (MP) e Município, analisa a instalação, em Juína, de uma Casa de Acolhimento para adolescentes em regime de semiliberdade, assistidos pelo Sistema Socioeducativo do Estado.
DETENÇÃO PROVISÓRIA
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína é uma das cinco obras anunciadas pelo Governo do Estado, com o objetivo de ampliar a capacidade do Sistema Penitenciário em Mato Grosso. A expectativa é que essa unidade entre em funcionamento ainda neste semestre. Outras quatro unidades prisionais serão instaladas nos municípios de Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Várzea Grande, totalizando 1.635 novas vagas.
Além do CDP de Juína, outra unidade em estágio avançado de construção é o CDP do município de Pontes e Lacerda, com capacidade para abrigar 300 reeducandos. Segundo a previsão dos técnicos da Sejudh, as instalações deverão ser concluídas no segundo semestre de 2011.
No município de Peixoto de Azevedo, a unidade também será um Centro de Detenção Provisória para 300 vagas. O projeto é finalizado para dar sequência ao processo licitatório da obra. Em Lucas do Rio Verde (200 vagas) e Várzea Grande (535 vagas), as unidades serão Cadeias Públicas. As obras em Lucas estão em fase inicial; já em Várzea Grande, estão em fase de elaboração do projeto.
JNMT, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário