Conhecendo melhor esta realidade, já que no Brasil o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, criou o projeto de “Sensibilização para o Combate ao Câncer de Mama” em parceria com os sindicatos associados e a Associação MTMamma Amigos do Peito, que apóia pacientes em tratamento, em Cuiabá. No ano passado, a estimativa de novos casos de câncer de mama em Mato Grosso foi de 26,78 para cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA.
O projeto de sensibilização irá visitar inicialmente 03, das suas oito bases sindicais, nesta segunda semana de março, realizando palestras voltadas aos familiares e colaboradores dos associados aos Sindicatos e, a população em geral, com o intuito de alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção.
Silvia Regina Fernandes, diretora do CIPEM e Presidente do Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso – SINDILAM, explicou a proposta do projeto. “O objetivo do CIPEM é levar ao conhecimento da população, e principalmente às mulheres, que estão distante dos polos de atendimento, a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Aí vem a importância do auto- exame e da mamografia. Quantas vidas podemos salvar com um simples toque, que também é um toque de amor e solidariedade. E, aos municípios, lembramos que o câncer diagnosticado a tempo, custa muito menos que o seu tratamento”.
A Associação MTMamma Amigos do Peito é uma associação privada, sem fins lucrativos, mantida por voluntários que oferecem apoio aos portadoras de câncer de mama e seus familiares. Suas ações são variadas, como a capacitação de voluntários, visita a pacientes em hospitais e suas residências, encontros psicoterapêuticos, campanhas educativas e assessoria jurídica. E, pela sua experiência, percebe a falta de associações dentro dos municípios, que realizem um trabalho de apoio aos pacientes que tem a doença.
“Nós vamos levar o exemplo do nosso trabalho de voluntariado, que é realizado em Cuiabá, com o objetivo de se colocar à disposição daqueles que precisarem de tratamento e de nosso apoio na capital. Além disto, buscamos incentivar a criação de grupos voluntários e fraternos no interior, porque os pacientes necessitam de apoio quando voltam para suas casas”, destacou Gisele Rios, presidente da associação.
Assessoria CIPEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário