terça-feira, 15 de março de 2011

CIPEM se alia ao combate ao câncer de mama e visita Alta Floresta, Juara e Juína

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM, que defende os interesses do setor de base florestal com foco no desenvolvimento sustentável, realiza suas ações de responsabilidade social através do combate ao câncer.

Conhecendo melhor esta realidade, já que no Brasil o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, criou o projeto de “Sensibilização para o Combate ao Câncer de Mama” em parceria com os sindicatos associados e a Associação MTMamma Amigos do Peito, que apóia pacientes em tratamento, em Cuiabá. No ano passado, a estimativa de novos casos de câncer de mama em Mato Grosso foi de 26,78 para cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

O projeto de sensibilização irá visitar inicialmente 03, das suas oito bases sindicais, nesta segunda semana de março, realizando palestras voltadas aos familiares e colaboradores dos associados aos Sindicatos e, a população em geral, com o intuito de alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção.

Silvia Regina Fernandes, diretora do CIPEM e Presidente do Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso – SINDILAM, explicou a proposta do projeto. “O objetivo do CIPEM é levar ao conhecimento da população, e principalmente às mulheres, que estão distante dos polos de atendimento, a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Aí vem a importância do auto- exame e da mamografia. Quantas vidas podemos salvar com um simples toque, que também é um toque de amor e solidariedade. E, aos municípios, lembramos que o câncer diagnosticado a tempo, custa muito menos que o seu tratamento”.

A Associação MTMamma Amigos do Peito é uma associação privada, sem fins lucrativos, mantida por voluntários que oferecem apoio aos portadoras de câncer de mama e seus familiares. Suas ações são variadas, como a capacitação de voluntários, visita a pacientes em hospitais e suas residências, encontros psicoterapêuticos, campanhas educativas e assessoria jurídica. E, pela sua experiência, percebe a falta de associações dentro dos municípios, que realizem um trabalho de apoio aos pacientes que tem a doença.

“Nós vamos levar o exemplo do nosso trabalho de voluntariado, que é realizado em Cuiabá, com o objetivo de se colocar à disposição daqueles que precisarem de tratamento e de nosso apoio na capital. Além disto, buscamos incentivar a criação de grupos voluntários e fraternos no interior, porque os pacientes necessitam de apoio quando voltam para suas casas”, destacou Gisele Rios, presidente da associação.

Assessoria CIPEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.